Politicos-homens de bem: ONDE IR BUSCAR DINHEIRO???

sexta-feira, setembro 30, 2005

 

ONDE IR BUSCAR DINHEIRO???

Pois claro que temos de fazer um esforçozinho para ajudar a Nação. Não se pode ter tudo!! Só alguns, bem situados, podem ter...
Não será que já chega de gozar com o povão?? E não é só tirar "direitos"; é cpbrar os "direitos" tão desonestamente adquiridos; (sim, porque para nós, chamarse-ia "previlégios", ainda que proviessem de reais descontos feitos nesse sentido).
Exemplos:
PRESIDENTES PENSIONISTAS
Santana Lopes (Lisboa) - 3178,47 euros
Narciso Miranda (Matosinhos) - 3273,01 euros
Raul dos Santos (Ourique) - 2368,06 euros
Carlos Pinto (Covilhã) - 3099,03 euros
Armando P. Lopes (Figueira de Castelo R.) - 2537,89 euros
Joaquim Céu (Alpiarça) - 2537,89 euros
Rui Silva (Arganil) - 2855,12 euros
António Solheiro (Melgaço) - 2729,81 euros
Francisco Tavares (Valpaços) - 2702,85 euros
Francisco Ribeiro (Stª Marta de Penaguião) - 2537,89 euros
Hernâni Pinto (Armamar) - 2437,78 euros
Luís Mourinha (Estremoz) - 1438,15 euros
Luís Azevedo (Alcanena) - 2855,12 euros
António Fernandes (Maia) - 2247,65 euros
António Godinho (Aljustrel) - 2537,89 euros
Júlio Sarmento (Trancoso) - 2412,58 euros
Mário Ferreira (Tarouca) - 1845,87 euros
António R. Costa (Ribeira Grande) - 2662,91 euros
Da Esquerda à Direita, ninguém escapa à corrida às pensões. Entre eles,estãofiguras mais mediáticas como Narciso Miranda, autarca de Matosinhos,PedroSantana Lopes, na qualidade de ex-autarca da Figueira da Foz e deLisboa,Joaquim Raposo, da Amadora, e Raul dos Santos, que renunciou ao mandatodeautarca em Ourique. Nem todos estão de saída e há alguns que sãorecandidatos,como é o caso de Raposo.Na contabilidade feita por cores partidárias, o PSD leva vantagem comnoveautarcas, seguido dos socialistas com seis, dois da CDU e apenas umindependente, do concelho de Alcanena, Luís Azevedo (que já foi eleitoemlistas do PS). De saída estão, por exemplo, Luís Mourinha (CDU), deEstremoz, eNarciso Miranda (PS).

Em situação diferente, está o presidente da Câmara da Covilhã, CarlosPinto(PSD), que se recandidata. O autarca, com 58 anos, pediu a suaaposentação quelhe foi atribuída em Junho. Cerca de três mil euros é quanto o autarcavaireceber pelo tempo de Câmara. Desde 1997 que Carlos Pinto é o edildaqueleconcelho. Ao CM, o autarca apenas disse que não prestava declaraçõessobrematéria de foro pessoal.

Por terras do Alentejo, António Soares Godinho (CDU), que se recandidata emAljustrel, pediu a sua pensão e já está a receber 2537,89 euros. Oautarca daMaia, António Fernandes, é do PSD e assume a liderança da coligação comoCDS-PP. A pensão que aufere, atribuída em Setembro, não se reportaexclusivamente ao período de presidência da autarquia, dado que só oassumiu nosúltimos três anos.Nos Açores foi António Rebelo Costa que se reformou. O autarca daRibeiraGrande receberá 2662,91 euros de pensão, a partir de Outubro.

NaMadeira, nãohá registo de autarcas reformados:
Só Alberto João Jardim, presidente doGoverno Regional, que aufere, desde Junho, mais de quatro m il euros.Os pedidos de reforma ocorrem numa altura em que já foram aprovadas alterações à contagem de tempo para aposentação dos autarcas. Quando a legislação for publicada cada ano de exercício da função deixa de contar como dois para efeitos de reformas. Além disso, os autarcas não poderão acumular pensão e ordenado. Só podem receber um dos montantes mais um terço do outro.RAPOSO AUFERE DOIS MIL EUROSO presidente da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Raposo, confirmou ontem ao CM que solicitou a sua pensão à Caixa Geral de Aposentações em Junho."E já tenho o despacho", garantiu o autarca socialista, 51 anos, que será candidata ao último mandato. Porque, diz, "é preciso dar lugar a outros".A limitação de mandatos poderia permitir-lhe ainda mais uma candidatura em 2009. Raposo assume que, se for reeleito, cumprirá o mandato até ao fim. Mas não voltará a candidatar-se."São cerca de dois mil e tal euros" de pensão, afiançou o presidente da edilidade que conta, segundo o próprio, com 30 anos de descontos, mais sete como presidente de Câmara, o que perfaz o tempo necessário para opedido dereforma. Ao todo, são 37 anos de descontos. Sobre se irá optar pela pensão ou o salário de presidente, acumulando apenas um terço das remunerações,Raposo diz que ainda não fez a contabilidade.

CARVALHAS REFORMADO EM JUNHO O antigo secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas, está a receber desde o mês de Junho uma reforma da Caixa Geral de Aposentações no valor de 3030,36 euros.Segundo apurou o CM, o ex-líder do PCP, com 64 anos, solicitou a 1 deMarço deste ano a reforma como deputado, função que ocupou durante mais de 20 anos. Carlos Carvalhas abandonou o cargo de secretário-geral do PCP emNovembro do ano passado, depois de 12 anos de uma liderança marcada pela moderação de posições, em que tentou fazer a ponte entre 'ortodoxos' e'renovadores'. Actualmente, Carlos Carvalhas é membro do Comité Central do partido, um cargo que segundo afirmou ao CM o deputado Bernardino Soares, deverá manter apesar do pedido de reforma.

Comments:
Fiquei parva e revoltada, mas me deu uma ideia....quando se está a ficar para o velhote o geito é ir para a política...hein? O Valentim Loureiro diz que só entrou para a polílita depois dos 54 anos...bem a minha idade. Se não pode combater junte-se a eles! Por isso é que há tantos juntos...Novo slogan...se está desempregado vá para política, se está velho para arranjar emprego, vá para a política. Se tem problema com a justiça vá para a política...e tantas outras razões, inclusive...se é uma dona de casa revoltada, vá para a política...
Ana Salbany
 
Bem, estas reformas comparadas com a que vou ter, depois de 40 anos de serviço... De facto a profissão de político, até nas reformas é bom de mais... tristeza...
Continua o combate....
Um abraço Ricky
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?